Programa ADAPTAR
ADAPTAÇÃO DA ATIVIDADE AO CONTEXTO DA DOENÇA COVID 19
Apoiar as empresas no esforço de adaptação e de investimentos nos seus estabelecimentos, ajustando os métodos de organização de trabalho e relacionamento com clientes e fornecedores, às novas condições contexto de pandemia COVID-19, garantindo o cumprimento das normas estabelecidas e das recomendações das autoridades competentes.
Beneficiàrios
Microempresas e PME
Tipo de Incentivo e Taxas - Não reembolsável (Fundo Perdido)
Microempresas - 80% sobre as despesas elegíveis. Valor em despesa elegivel não inferior a 500€ e não superior a 5.000€. Despesas elegiveis a partir de 18 de Março
Despesas Elegíveis
MICROEMPRESAS (período máximo de 6 meses)
.Equipamentos de higienização e de dispensadores de desinfectantes e consumíveis;
.Reorganização de locais de trabalho e de lay-out de espaços ás orientações e boas práticas do atual contexto, designadamente, instalação de portas automáticas, iluminação por sensor, dispensador por sensor nas casas de banho, criação de areas de contingência;
.Contratação de serviços de desinfecção;
.Dispositivos de pagamento digital contactless;
.Custos iniciais associados à domiciliação de aplicações, adesão a plataformas eletronicas, subscrição inicial de aplicações em regime de "software as a service", criação e publicação inicial de novos conteudos eletronicos, bem como a inclusão ou catalogação em diretórios ou motores de busca;
.Isolamento físico de espaços de produção ou de venda ou prestação de serviços, designadamente, instalação de divisórias entre equipamentos, células de produção, secretarias, postos ou balcões de atendimento;
.Informação e orientação, incluindo sinalização vertical e horizontal;
.Custos associados a serviços de entrega ao domicilio e de facilitação de teletrabalho;
.Outros dispositivos de controlo e distanciamento fisico
.Despesas com intervenção de contabilistas certificados ou revisores oficiais, na validação de despesas dos pedidos de pagamento;
PME
.Custos com a reorganização e adaptação dos locais de trabalho ou alterações de lay-out;
.Aquisição e instalação de equipamentos de higienização e de dispensa automática de desinfetantes;
.Aquisição e instalação de dispositivos de pagamento automático, incluindo os que utilizem contactless;
.Aquisição e instalação de outros dispositivos de controlo e distanciamento físico;
.Custos com a colocação de informação e orientação aos colaboradores e ao publico, incluindo sinalização vertical e horizontal;
.Contratação de serviços de desinfecção das instalações;
.Aquisição de serviços de consultoria especializada para o redesenho do layout e para a elaboração de planos de contigência empresarial e manuais de boas praticas;
.Aquisição de serviços de consultadoria especializada para adaptação do modelo de negócio aos novos desafios do contexto subsequente à pandemia;
.Despesas com intervenção de contabilistas certificados ou revisores oficiais, na validação de despesas dos pedidos de pagamento;
Análise e Decisão da AG - 10 dias úteis microempresas e 20 dias nas PME
Pagamento - 50% do incentivo após assinatura do Termo de Aceitação. investimento